segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Vigotski, quem?

Todo inventor, por mais genial que seja, sempre é produto de sua época e de seu ambiente. Sua obra criadora partirá dos níveis alcançados anteriormente e também se apoiará nas possibilidades que existem fora de si.”(VYGOTSKY, 1990,p.37)



Meus alunos sabem que o teórico que mais admiro é Vigotski. Grande pensador da Teoria Sócio Histórica da Psicologia ou da Teoria Histórico Cultural. Teórico? Psicólogo? Metodólogo? Pesquisador? Pedagogo? Difícil definir... Sua formação segue um caminho tortuoso para chegar a psicologia, porém sua teoria se mostra atual até os dias de hoje.

Vou adotar a grafia do nome de Vigotski, em concordância com alguns autores brasileiros, por ser mais coerente com a língua portuguesa e respeitarei as versões Vygotski, Vygotsky e Vygotskii que são frutos da transliteração do russo feito para outras línguas, adotada por outros autores.

Apresento uma cronologia sobre a vida de Vigotski, que costumo usar na primeira aula do primeiro semestre de Psicologia Sócio Histórica 1. Lembrando que há versões que contam que há uma lenda criada sobre a vida de Vigotski que em breve apresentarei para vocês.

17/11/1896 – Nasce Lev Semenovich Vygotsky, em Orsha, Bielo Russia, segundo filho de um família de 8 filhos. ( família judaica, teve grande incentivo em seus estudos e acesso á bibliotecas particular e pública, grande interesse por outras línguas, o que ampliou seu repertório e estudou com tutores)
Os habitos familiares de estudos e discussões nas horas do chá ou com tutores favoreceu a diversidade do conhecimento de Vigotski.
De acordo com MOLON (2003), vindo de uma família privilegiada, teve acesso ao estudo de línguas como alemão, latin, francês, inglês  grego e hebraico. Por influencia de sua mãe aprendeu a gostar de poesia.
O tutor que acompanhou Vigotski em seus estudos tinha como principio pedagógico o desenvolvimento espontâneo do pensamento de seus alunos, por isso só trabalhava com alunos bem dotados, bem formados que pudessem ter suas capacidades para desenvolver seus potenciais específicos.
Seus interesses são dirigidos para filosofia, história, teatro e literatura.
1911- ingressa pela primeira vez em uma escola
Embora tenha se formado com medalha de ouro e o destaque pela sua enorme capacidade para analisar os problemas e a pensar de forma original,  a situação dos Judeus na Russia Czarista não foi favorável a sua entrada na Universidade. Entra em Medicina, mas após um ano muda para Direito.
1913 – ingressa na Universidade de Moscou no curso de Direito
1916 -  trabalho de conclusão de curso com o texto “A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca” – forma-se em 1917
Os interesses de Vigotski partem do entendimento do homem como construtor da cultura que se contrapõe a visão clássica da psicologia, desta forma, o conhecimento e o interesse pela literatura e a arte, contribuíram para a aproximação da Psicologia como interesse pelos mecanismos psicológicos de criação artística, literária e das questões semiológicas pertinentes ao símbolo. A psicologia se tornou não apenas uma curiosidade intelectual, mas um meio de refletir sobre as questões da existência humana.(MOLON, 2003)
De 1917 até 1923 Leciona literatura  - (Luria (2001) relata que o trabalho com professores e Crianças com deficiência fez com que Vigotski se interessasse por tentar descobrir maneiras de estimular sua capacidades e potencialidades individuais – daí seu interesse pela Psicologia  )
De acordo com Luria (2008) Pavlov e outros cientistas naturais foram bem sucedidos  no estabelecimento de uma base material para os processos psicológicos que foram chamados de elementares. Mas o enfoque reflexológico não oferecia suporte para as funções psicológicas mais complexas, por outro lado os psicólogos que tomavam essas funções como objetos de estudos estavam presos as descrições baseadas na introspecção, que não satisfaziam os anseios acadêmicos  de uma psicologia  que fosse adequada e capaz de  conservar as características básicas dos processos psicológicos exclusivamente humanos.
Na Rússia não havia uma escola psicológica que se diferenciasse da psicologia ocidental. A Psicologia estava voltada para os trabalhos da reflexologia  e da psicologia introspectiva experimental. A Psicologia acaba se vinculando a Revolução Russa, criando institutos e instituições que influenciou os paradigmas científicos.
Depois da Revolução de outubro de 1917 – a ciência aderiu ao Marxismo e fortaleceu os ataques ás concepções introspeccionistas, diante da necessidade de um novo projeto de sociedade.
1919 – Contrai Tuberculose de seu irmão mais novo.
Em 1921 esse movimento fica visível com a publicação da obra Reflexologia Coletiva, onde se buscava aproximar a reflexologia da sociedade.
Mas o inicio da Psicologia Materialista se dá na posse de Kornilov, na direção do Instituto de Psicologia de Moscou e na composição da nova equipe que buscava a construção de uma psicologia Marxista. (chamada de reactologia)
As principais tendências da Psicologia Russa foram: a reflexologia de Pavlov, a reactologia de Kornilov, a paidologia (psicologia do desenvolvimento), psicotécnica (psicologia industrial), pedologia (Blonski) e o enfoque sócio histórico.
A psicologia com enfoque social foi muito criticada por estar associada á uma psicologia que não era individual.A Psicologia Sócio- Histórica proposta por Vygotski se aproxima da psicologia social e se afasta da psicologia russa, sendo fundamentada no Marxismo , não sendo reducionista, nem mecanicista.
1923 – Conhece Luria em um congresso (Lúria (2001) fica impressionado com a fluidez com que Vygotski se apresenta, sem ter notas ou papel para ler e o tema que escolheu para falar foi justamente a relação entre os reflexos condicionados e o comportamento consciente do homem) e em  1924 é convidado a integrar o Instituto de Psicologia de Moscou.
Une-se a Luria e Leontiev e mostra-se um líder inquestionável na Troika.
De acordo com Luria (2001), o projeto ambicioso da Tróika era empreender uma revisão crítica da história e da situação da Psicologia, criando um novo modo de olhar para os processos psicológicos humanos.
De acordo com Molon (2003) essa foi sua entrada oficial na Psicologia, numa apresentação para um congresso cujo trabalho era intitulado: Os métodos de investigação reflexológicos e psicológicos.
1925- Escreve Psicologia da arte (que é publicado em 1965)
Funda o Laboratório para a infância anormal de Moscou.
1925- 1939 Período de maior publicação dos trabalhos de Vygotsky
Em 1931 – Vigotski retorna ao curso de medicina que abandonara durante a adolescência e passa a frequentar as aulas de Neurologia. O desenvolvimento a Psicologia Sócio –histórica passou por uma fase de ascensão, para depois sofrer uma queda nos anos 30, até quase estagnação, em 1936, devido as imposições do regime stalinista, que deram uma maior ênfase a psicologia pavloviana.
1934 – Morre aos 37 anos de tuberculose no dia 11/06 – ano da publicação de Pensamento e Linguagem na URSS
1936 -1956 Suas obras deixam de ser publicadas por motivos políticos[1]
Somente em 1956, Vygotski retorna a cena na Rússia com o livro pensamento e linguagem.
1962 – Começam as publicações das obras de Vygotsky nos EUA
1982 -1984 Publicação da obras completas na URSS
1984 – Inicio da publicação no Brasil ( com o Livro: A formação social da mente)
Entre suas características pessoais estavam uma grande habilidade para lidar com pessoas, sendo um excelente ouvinte, ativo, com uma incrível capacidade para a comunicação.






[1] (apenas um manuscrito foi perdido durante a hospitalização de Vigotski  em 1934  e reencontrado em 1960, essa ideia é controversa, pois sua filha disse que algumas paginas foram perdidas durante a 2a. grande guerra)

Baseado em:
MOLON, Susana Ines. Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky. Petrópolis: Editora Vozes, 2003.
Cronologia feita por
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.
Complementação:
LURIA, Alexander Romanovich. Desenvolvimento Cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. São Paulo: Ícone, 2008.
VIGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001.

Você pode saber mais em: Vigotski Brasil.

P.S.: Amanhã 27/08 é o dia do Psicólogo, há 51 anos atrás a Psicologia era reconhecida no Brasil como ciencia e profissão. PARABÉNS, Psicólogos(as) do Brasil!!!!


Raquel Alves Cassoli
Psicologa pela PUC- Campinas em 2000.
Professora Universitária na UNINOVE.
Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP em 2006.
Doutoranda em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP.


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