– o presente texto
escrito por Raquel Alves Cassoli foi resultado das anotações da palestra
proferida por Guennady Kravtsov[1] em
russo com tradução simultânea feita por seu filho, Oleg Karvtsov, para o inglês.
20/10/2012 no Centro Cultural Hiroshima promovido pelo Instituto de Psicologia
Aplicada Lev Vygotsky Brasil. O objetivo destas anotações é refletir sobre
efetividade da Teoria Histórico Cultural para a organização do ensino infantil.
Guennady relata que há 40 anos estuda a Teoria Histórico
Cultural de Vigotski e há 20 anos criaram o programa escolar Golden Key – cujo
principal propósito foi desenvolver um programa educacional escolar visando o
desenvolvimento total da criança. A base é a teoria Histórico cultural de
Vigotski.
A teoria de Vygotsky é primordial para compreender o
desenvolvimento. Falar sobre desenvolvimento nesta abordagem é difícil. Mas vou
tentar explicar. A teoria de desenvolvimento
é uma teoria de auto-desenvolvimento, é uma dinâmica e um processo
interno, o que dificulta a exploração de forma tradicional, pois não é algo que
pode ser medido.
A teoria Histórico Cultural é uma nova metodologia criada
por Vigotski que não se enquadra nas chamadas teorias clássicas (ou tradicionais)
na Psicologia, é uma teoria do futuro. Vigotski mantinha um diário, no qual
deixou registrado que priorizava uma psicologia libertária e que para isso é
importante compreender como o homem se desenvolve.
Para Marx o ser humano é social (encontramos isso nos textos
de Luria em “Desenvolvimento Cognitivo” e Vigotski em “O Estudo da história do
comportamento”)[2] e
a base teórica é construída a partir de Marx. Vigotski vai considerar o
desenvolvimento do corpo e da consciência. A consciência não é vista da forma
como a psicologia tem tratado, pois a ação é um processo controlado pela
consciência e o desenvolvimento é um processo de transformação da consciência.
A consciência social é a primeira posição sobre a consciência individual, mas
ao mesmo tempo a consciência social é a consciência individual. O
desenvolvimento das crianças se dá pela comunicação. Assim criar condições para
a comunicação é bom para o desenvolvimento infantil.
(foto da Golden Key School extraída da pagina: http://faculty.ucmo.edu/drobbins/html/golden_key_schools.html )
O programa da Golden Key é organizado da seguinte maneira:
1)
Grupo de
idades diferentes entre as crianças. O normal costuma serem crianças da
mesma idade, pois estado todas as crianças na mesma idade é mais fácil para o
adulto educador, mas não para a criança. No desenvolvimento da criança isso não
é o ideal. Uma família tradicional antigamente possuíam muitas crianças de
idades diferentes, em cerca de 6 ou 7 filhos, todos envolvidos na educação, na
vida comum, havia uma diversidade nos diálogos e nas brincadeiras. E hoje, as
famílias têm em sua maioria apenas um filho e falta para a criança essa
diversidade na comunicação. Existe uma forma de fazer isso e a escola pode
superar essa falta de diálogos diversos na vida da criança.
2)
A família.
A família é muito importante, pois é a família quem dá o principal para o
desenvolvimento da criança que é a comunicação. É a família quem protege e quem
dá afeto. A criança sente se amada, e esse amor é incondicional, pelos pais e
dá segurança a ela, para que se desenvolvam. As famílias, hoje, por seu arranjo
de um filho único e pelas atribuições do dia-a-dia não conseguem dar a
totalidade da comunicação á criança, por isso a escola precisa ser uma forma de
a criança encontrar outras crianças com idades diferentes. É preciso criar um
jardim da infância, uma pré escola como se fosse uma família, como se fosse a
convivência dessa família. A relação dos adultos deve ser como a de uma
família, todos devem estar envolvidos com os cuidados dessas crianças:
pedagogos, psicólogos, cozinheiro e os pais, que são muito importantes e devem
participar ativamente na escola. Os professores ensinam primeiro os pais e
depois as crianças.
3)
Evento.
É a organização da vida neste jardim da infância. O evento tem 2 significados:
1 – algo que aconteceu e que é expresso de alguma maneira e 2- a coexistência
tem o mesmo significado. Vou explicar: as crianças não têm aulas como nas
escolas normais, elas têm uma vida interessante e com significado. Há
ensinamentos e outras atividades interessantes para elas. A posição dos
educadores é eu se você quer ensinar as
crianças é preciso conviver com elas, é preciso estar interessado neste
convívio e no que as crianças podem oferecer. O evento pode ser de dois
tipos: o primeiro tipo de evento tem uma
programação; por exemplo comemorações e o segundo tipo acontecem por acidentes
na vida da criança; por exemplo algo que acontece na família da criança ou na
rua, e são eventos que precisam ser experimentados e compreendidos pela criança. Na atividade programada: as crianças saem
para a rua no entorno da escola para construírem um mapa do local, e de repente
uma criança pisa ou cai numa poça d’água, a criança relata isso de acordo com a
compreensão da criança e todos decidem se aquilo deve constar no mapa,
lembrando que são crianças com idades diferentes e dois adultos. É difícil um
adulto orientar a atividade de maneira correta, pois um adulto a frente das
crianças ele esta contra as crianças, ele coloca as metas do evento, controla
as ações das crianças e coloca a atividade do adulto na atividade das crianças.
4)
Os
adultos. Há 2 adultos interagindo com as crianças: o primeiro adulto está a
frente e é quem coloca as atividades para as crianças, faz propostas do evento
e o segundo adulto está no meio ou atrás
das crianças e é quem coloca as dificuldades de compreensão da tarefa que faz
com as crianças queiram ajudar esse adulto “idiota” a realizar a atividade
proposta pelo primeiro. Exemplo: o
professor (1º adulto) quer ensinar a saudação de “bom dia” – o adulto diz
“Vocês precisam falar `Bom Dia!´” – mas para ter efeito ele começa demonstrando
como fazer e o 2º adulto cria uma situação, uma cena especial para as crianças.
Como se o 1º adulto fosse o pai e o 2º. Fosse o filho e sempre há uma emoção
criada nesta cena e as crianças são envolvidas nesta cena. Elas devem sempre
estar dentro da situação para que surta o efeito da aprendizagem.
5)
O
conhecimento do desenvolvimento infantil. Normalmente quando lidamos com as
teorias de desenvolvimento infantil acabamos lidando com as idades e etapas do
desenvolvimento e fazemos comparações com as crianças e há 2 características
que se diferenciam:
a.
A
dimensão de espaços diferentes do desenvolvimento: nós temos 4 características que centrais para
estudar o desenvolvimento infantil.
Vigotski criticava as teorias
clássicas da Psicologia, Freud deu ênfase ao desenvolvimento psicossexual, a
sexualidade para Freud era muito importante, mas o desenvolvimento não é só
isso. Piaget enfatizou o desenvolvimento das estruturas intelectuais. Para
Vigotski o intelecto está na segunda posição, não é o fator central de sua
teoria, embora seja também muito importante. Sempre há um critério para o
desenvolvimento. Elkonin fala de períodos de desenvolvimento do ponto de vista
da atividade, se pensarmos no adolescente, qual é sua principal atividade e
esta atividade é bem diferente da atividade da criança. Para Vigotski: existem
2 questões importantes, a primeira é que existem diversas características do
desenvolvimento e a segunda questão se refere ao problema metodológico sobre a
composição da crianças e considerar as características que ela tem. Elkonin
compartilha da teria da atividade, que é muito comum na Rússia e baseando em
Vigotski é a partir da vida real que a criança se desenvolve.
A formação central do psiquismo
altera toda estrutura já existente e são muitas as transformações nesta idade
da criança. Exemplo: a fala. Quando a criança começa falar muda sua
personalidade e sua consciência. Descobre o espaço físico e o significado das
coisas a sua volta. A aquisição da fala muda toda sua função psíquica, seu andar
amplia toda forma de interação com o lugar onde vive, aumentando sua capacidade
de interagir. De 3 á 7 anos a criança forma sua imaginação á partir da fala e
evolui seu pensamento, seus sonhos e suas fantasias. Essas funções são
controladas pela vontade da criança. As funções psíquicas superiores vão se
alterando conforme a vontade de interagir como meio, pois a vontade e a
liberdade.
Vigotski diferencia as funções
psíquicas/nervosas em elementares e
superiores; e a principal característica dessas funções é que elas evoluem do
natural para o cultural e apesar de terem essa nomenclatura não se excluem ,
mas compõem uma a outra. A fala tem uma natureza genética, que é aquilo que o
organismo dispõe para seu desenvolvimento que só é possível diante do desenvolvimento
social. A imaginação é uma estrutura mais complexa que tem um campo de
sentimento e imagem. As imagens estão no espaço real e tem varias dimensões
como a objetiva (materialidade) e a subjetiva como: sentido, significado e
sentimento.
Existem diferenças na imaginação
entre meninos e meninas. Nos meninos a imagem é mais dimensionada, nas meninas
ela é mais sentimental, talvez por isso brinquem ou joguem de maneira
diferente. Os meninos preferem jogos de construção e as meninas de comunicação
e isto está em pesquisa pelo grupo lá na Rússia.
Desta forma a Golden Key School
foca nas atividades planejadas e nas brincadeiras para o desenvolvimento da
imaginação. As atividades são planejadas tendo em vista um produto determinado
e o desenvolvimento da criança de acordo com essas características da criança
b) A função psicológica central no desenvolvimento: a atividade
líder é o que predomina no dia-a dia das crianças, no caso de crianças de 3 á 7
anos é a brincadeira e a função psicológica central é EMOÇÃO e é onde há as
maiores mudanças nesta idade. Para trabalhar com crianças nesta faixa etária é
necessário trabalhar com conteúdos emotivos. A emoção começa como natural na
criança, o recém-nascido reage instintivamente de forma emocional e o trabalho
do professor ou do adulto que lida com a criança é em cima das emoções. A emoção
influencia a fala e por ela também é afetada e se transformam em sentimentos. A
Emoção é uma Função nervosa/psicológica superior. Aos 7 surge uma crise nessas
emoções que se desenvolvem, criam uma nova estrutura intelectual. A Emoção
envolve o intelecto pela imaginação, transforma se numa função intelectual.
Isto não foi aprofundado por Vigotski
por não haver um completo entendimento das direções de transformação das
funções nervosas/psicológicas superiores. Existe um problema teórico sobre o
surgimento das Funções psicológicas superiores: Como a criança não fala e
torna-se capaz de falar? De onde vem esta força da Função nervosa/psicológica
superior? Vigotski responde que quando
podemos compreender o valor do ambiente somado ao social, temos uma explicação
social do desenvolvimento e temos o foco para que as transformações aconteçam.
No caso da criança que aprende a falar, toda situação social dela muda, o
ambiente continua o mesmo, mas o valor social dela é modificado. O Status que a
criança adquire muda a situação social que a preparava para a mudança de
status.
E por ultimo a noção de atividade
principal no desenvolvimento é importante para compreender que essas atividades
apenas deixam de ser frequente, mas não deixam de ser realizadas. A brincadeira
não apenas não acaba na idade adulta como também auxilia no desenvolvimento na
idade adulta, pois na atividade de brincar está o futuro do desenvolvimento. A criança
faz o que pode, e não apenas o que consegue, ela esgota toda a potencia que
existe para ela.
Daí a grande importância da
brincadeira nas atividades desenvolvidas na Golden Key School e o sucesso deste programa educacional.
[1] Guennady
é marido de Elena Kravtsov, que é neta de Vigotski, sendo filha de Guita
Vigotskaia (Guita faleceu em 2010, e atualmente, Elena é quem cuida do material
produzido pelo avô. Junto com marido e filho mantém uma escola na Rússia
(Golden Key School) cujo programa de ensino é baseado na teoria Histórico
Cultural)
[2]
Observação da autora
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