sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Golden Key School: uma experiência de sucesso educacional

 – o presente texto escrito por Raquel Alves Cassoli foi resultado das anotações da palestra proferida por Guennady Kravtsov[1]   em russo com tradução simultânea feita por seu filho, Oleg Karvtsov, para o inglês. 20/10/2012 no Centro Cultural Hiroshima promovido pelo Instituto de Psicologia Aplicada Lev Vygotsky Brasil. O objetivo destas anotações é refletir sobre efetividade da Teoria Histórico Cultural para a organização do ensino infantil.



        Guennady relata que há 40 anos estuda a Teoria Histórico Cultural de Vigotski e há 20 anos criaram o programa escolar Golden Key – cujo principal propósito foi desenvolver um programa educacional escolar visando o desenvolvimento total da criança. A base é a teoria Histórico cultural de Vigotski.
         A teoria de Vygotsky é primordial para compreender o desenvolvimento. Falar sobre desenvolvimento nesta abordagem é difícil. Mas vou tentar explicar. A teoria de desenvolvimento  é uma teoria de auto-desenvolvimento, é uma dinâmica e um processo interno, o que dificulta a exploração de forma tradicional, pois não é algo que pode ser medido.
         A teoria Histórico Cultural é uma nova metodologia criada por Vigotski que não se enquadra nas chamadas teorias clássicas (ou tradicionais) na Psicologia, é uma teoria do futuro. Vigotski mantinha um diário, no qual deixou registrado que priorizava uma psicologia libertária e que para isso é importante compreender como o homem se desenvolve.
         Para Marx o ser humano é social (encontramos isso nos textos de Luria em “Desenvolvimento Cognitivo” e Vigotski em “O Estudo da história do comportamento”)[2] e a base teórica é construída a partir de Marx. Vigotski vai considerar o desenvolvimento do corpo e da consciência. A consciência não é vista da forma como a psicologia tem tratado, pois a ação é um processo controlado pela consciência e o desenvolvimento é um processo de transformação da consciência. A consciência social é a primeira posição sobre a consciência individual, mas ao mesmo tempo a consciência social é a consciência individual. O desenvolvimento das crianças se dá pela comunicação. Assim criar condições para a comunicação é bom para o desenvolvimento infantil.

(foto da Golden Key School extraída da pagina: http://faculty.ucmo.edu/drobbins/html/golden_key_schools.html )

O programa da Golden Key é organizado da seguinte maneira:
1)      Grupo de idades diferentes entre as crianças. O normal costuma serem crianças da mesma idade, pois estado todas as crianças na mesma idade é mais fácil para o adulto educador, mas não para a criança. No desenvolvimento da criança isso não é o ideal. Uma família tradicional antigamente possuíam muitas crianças de idades diferentes, em cerca de 6 ou 7 filhos, todos envolvidos na educação, na vida comum, havia uma diversidade nos diálogos e nas brincadeiras. E hoje, as famílias têm em sua maioria apenas um filho e falta para a criança essa diversidade na comunicação. Existe uma forma de fazer isso e a escola pode superar essa falta de diálogos diversos na vida da criança.
2)      A família. A família é muito importante, pois é a família quem dá o principal para o desenvolvimento da criança que é a comunicação. É a família quem protege e quem dá afeto. A criança sente se amada, e esse amor é incondicional, pelos pais e dá segurança a ela, para que se desenvolvam. As famílias, hoje, por seu arranjo de um filho único e pelas atribuições do dia-a-dia não conseguem dar a totalidade da comunicação á criança, por isso a escola precisa ser uma forma de a criança encontrar outras crianças com idades diferentes. É preciso criar um jardim da infância, uma pré escola como se fosse uma família, como se fosse a convivência dessa família. A relação dos adultos deve ser como a de uma família, todos devem estar envolvidos com os cuidados dessas crianças: pedagogos, psicólogos, cozinheiro e os pais, que são muito importantes e devem participar ativamente na escola. Os professores ensinam primeiro os pais e depois as crianças.
3)      Evento. É a organização da vida neste jardim da infância. O evento tem 2 significados: 1 – algo que aconteceu e que é expresso de alguma maneira e 2- a coexistência tem o mesmo significado. Vou explicar: as crianças não têm aulas como nas escolas normais, elas têm uma vida interessante e com significado. Há ensinamentos e outras atividades interessantes para elas. A posição dos educadores é eu se você quer ensinar  as crianças é preciso conviver com elas, é preciso estar interessado neste convívio e no que as crianças podem oferecer. O evento pode ser de dois tipos:  o primeiro tipo de evento tem uma programação; por exemplo comemorações e o segundo tipo acontecem por acidentes na vida da criança; por exemplo algo que acontece na família da criança ou na rua, e são eventos que precisam ser experimentados  e compreendidos pela criança.  Na atividade programada: as crianças saem para a rua no entorno da escola para construírem um mapa do local, e de repente uma criança pisa ou cai numa poça d’água, a criança relata isso de acordo com a compreensão da criança e todos decidem se aquilo deve constar no mapa, lembrando que são crianças com idades diferentes e dois adultos. É difícil um adulto orientar a atividade de maneira correta, pois um adulto a frente das crianças ele esta contra as crianças, ele coloca as metas do evento, controla as ações das crianças e coloca a atividade do adulto na atividade das crianças.
4)      Os adultos. Há 2 adultos interagindo com as crianças: o primeiro adulto está a frente e é quem coloca as atividades para as crianças, faz propostas do evento e o  segundo adulto está no meio ou atrás das crianças e é quem coloca as dificuldades de compreensão da tarefa que faz com as crianças queiram ajudar esse adulto “idiota” a realizar a atividade proposta pelo primeiro. Exemplo:  o professor (1º adulto) quer ensinar a saudação de “bom dia” – o adulto diz “Vocês precisam falar `Bom Dia!´” – mas para ter efeito ele começa demonstrando como fazer e o 2º adulto cria uma situação, uma cena especial para as crianças. Como se o 1º adulto fosse o pai e o 2º. Fosse o filho e sempre há uma emoção criada nesta cena e as crianças são envolvidas nesta cena. Elas devem sempre estar dentro da situação para que surta o efeito da aprendizagem.
5)      O conhecimento do desenvolvimento infantil. Normalmente quando lidamos com as teorias de desenvolvimento infantil acabamos lidando com as idades e etapas do desenvolvimento e fazemos comparações com as crianças e há 2 características que se diferenciam:
a.       A dimensão de espaços diferentes do desenvolvimento:  nós temos 4 características que centrais para estudar o desenvolvimento infantil.
    Vigotski criticava as teorias clássicas da Psicologia, Freud deu ênfase ao desenvolvimento psicossexual, a sexualidade para Freud era muito importante, mas o desenvolvimento não é só isso. Piaget enfatizou o desenvolvimento das estruturas intelectuais. Para Vigotski o intelecto está na segunda posição, não é o fator central de sua teoria, embora seja também muito importante. Sempre há um critério para o desenvolvimento. Elkonin fala de períodos de desenvolvimento do ponto de vista da atividade, se pensarmos no adolescente, qual é sua principal atividade e esta atividade é bem diferente da atividade da criança. Para Vigotski: existem 2 questões importantes, a primeira é que existem diversas características do desenvolvimento e a segunda questão se refere ao problema metodológico sobre a composição da crianças e considerar as características que ela tem. Elkonin compartilha da teria da atividade, que é muito comum na Rússia e baseando em Vigotski é a partir da vida real que a criança se desenvolve.
     A formação central do psiquismo altera toda estrutura já existente e são muitas as transformações nesta idade da criança. Exemplo: a fala. Quando a criança começa falar muda sua personalidade e sua consciência. Descobre o espaço físico e o significado das coisas a sua volta. A aquisição da fala muda toda sua função psíquica, seu andar amplia toda forma de interação com o lugar onde vive, aumentando sua capacidade de interagir. De 3 á 7 anos a criança forma sua imaginação á partir da fala e evolui seu pensamento, seus sonhos e suas fantasias. Essas funções são controladas pela vontade da criança. As funções psíquicas superiores vão se alterando conforme a vontade de interagir como meio, pois a vontade e a liberdade.
        Vigotski diferencia as funções psíquicas/nervosas  em elementares e superiores; e a principal característica dessas funções é que elas evoluem do natural para o cultural e apesar de terem essa nomenclatura não se excluem , mas compõem uma a outra. A fala tem uma natureza genética, que é aquilo que o organismo dispõe para seu desenvolvimento que só é possível diante do desenvolvimento social. A imaginação é uma estrutura mais complexa que tem um campo de sentimento e imagem. As imagens estão no espaço real e tem varias dimensões como a objetiva (materialidade) e a subjetiva como: sentido, significado e sentimento.
        Existem diferenças na imaginação entre meninos e meninas. Nos meninos a imagem é mais dimensionada, nas meninas ela é mais sentimental, talvez por isso brinquem ou joguem de maneira diferente. Os meninos preferem jogos de construção e as meninas de comunicação e isto está em pesquisa pelo grupo lá na Rússia.
        Desta forma a Golden Key School foca nas atividades planejadas e nas brincadeiras para o desenvolvimento da imaginação. As atividades são planejadas tendo em vista um produto determinado e o desenvolvimento da criança de acordo com essas características da criança
    b) A função psicológica central no desenvolvimento: a atividade líder é o que predomina no dia-a dia das crianças, no caso de crianças de 3 á 7 anos é a brincadeira e a função psicológica central é EMOÇÃO e é onde há as maiores mudanças nesta idade. Para trabalhar com crianças nesta faixa etária é necessário trabalhar com conteúdos emotivos. A emoção começa como natural na criança, o recém-nascido reage instintivamente de forma emocional e o trabalho do professor ou do adulto que lida com a criança é em cima das emoções. A emoção influencia a fala e por ela também é afetada e se transformam em sentimentos. A Emoção é uma Função nervosa/psicológica superior. Aos 7 surge uma crise nessas emoções que se desenvolvem, criam uma nova estrutura intelectual. A Emoção envolve o intelecto pela imaginação, transforma se numa função intelectual.
    Isto não foi aprofundado por Vigotski por não haver um completo entendimento das direções de transformação das funções nervosas/psicológicas superiores. Existe um problema teórico sobre o surgimento das Funções psicológicas superiores: Como a criança não fala e torna-se capaz de falar? De onde vem esta força da Função nervosa/psicológica superior?  Vigotski responde que quando podemos compreender o valor do ambiente somado ao social, temos uma explicação social do desenvolvimento e temos o foco para que as transformações aconteçam. No caso da criança que aprende a falar, toda situação social dela muda, o ambiente continua o mesmo, mas o valor social dela é modificado. O Status que a criança adquire muda a situação social que a preparava para a mudança de status.
    E por ultimo a noção de atividade principal no desenvolvimento é importante para compreender que essas atividades apenas deixam de ser frequente, mas não deixam de ser realizadas. A brincadeira não apenas não acaba na idade adulta como também auxilia no desenvolvimento na idade adulta, pois na atividade de brincar está o futuro do desenvolvimento. A criança faz o que pode, e não apenas o que consegue, ela esgota toda a potencia que existe para ela.


Daí a grande importância da brincadeira nas atividades desenvolvidas na Golden Key School e o sucesso deste programa educacional.




[1] Guennady é marido de Elena Kravtsov, que é neta de Vigotski, sendo filha de Guita Vigotskaia (Guita faleceu em 2010, e atualmente, Elena é quem cuida do material produzido pelo avô. Junto com marido e filho mantém uma escola na Rússia (Golden Key School) cujo programa de ensino é baseado na teoria Histórico Cultural)
[2] Observação da autora

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